Escolha a fonte certa para atingir o seu objetivo

Descubra qual tipo de fonte é a ideal para o seu objetivo.

A escolha do estilo correto de tipografia pode transformar uma arte sem graça em uma atrativa e criativa. Por isso, a POMO quer te ajudar a entender um pouco mais sobre essa ferramenta essencial na vida de um designer.

 Neste post vamos explicar brevemente sobre suas principais classificações e suas origens. 

 

  • Fontes com serifa: as fontes com serifa originaram na Roma antiga, onde os artesãos entalhavam as letras nas pedras, criando pequenos traços nas extremidades das letras. É uma tipografia boa para textos corridos, pois dá uma ideia de continuidade no texto, o que aumenta sua legibilidade. Ideais para materiais grandes/médios .
  • Fontes sem serifa: As primeiras fontes sans-serif foram criadas em meados de 1800 inspiradas pelo movimento modernista. As fontes sem serifa foram criadas a fim de adaptar as fontes com serifa para materiais menores como no webdesign. Geralmente são associadas a modernidade e minimalismo. Ideal para títulos e webdesign. 
  • Fontes script: Também originadas na Roma antiga, as fontes manuscritas eram comumente utilizadas em documentos. A principal característica desse tipo é a continuidade entre as letras. Hoje em dia geralmente é chamada de letra cursiva. Pode ser dividida em duas categorias, escrita a mão, e script (fonte criada no computador inspirada pela escrita à mão). Ideais para títulos, assinaturas e logomarcas.
  • Fontes decorativas: As fontes decorativas são fontes únicas e “desenhadas” para um objetivo específico. Geralmente são mais enfeitadas e podem ter elementos secundários como flores, animais etc. Ideais para logomarcas. 



  • Se você quiser transmitir ideias de tradição, autoridade e respeito, é interessante usar fontes serifadas. 
  • As fontes sem serifa transmitem noções de modernidade, são mais objetivas, joviais e minimalistas.
  • As fontes cursivas ou script passam uma sensação mais humanitária, artesanal, de feminilidade, elegância e simpatia.
  • Já as fontes decorativas são indicadas para marcas descontraídas, que desejam passar uma sensação mais informal e criativa para seu público.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest