A escolha do estilo correto de tipografia pode transformar uma arte sem graça em uma atrativa e criativa. Por isso, a POMO quer te ajudar a entender um pouco mais sobre essa ferramenta essencial na vida de um designer.
Neste post vamos explicar brevemente sobre suas principais classificações e suas origens.
- Fontes com serifa: as fontes com serifa originaram na Roma antiga, onde os artesãos entalhavam as letras nas pedras, criando pequenos traços nas extremidades das letras. É uma tipografia boa para textos corridos, pois dá uma ideia de continuidade no texto, o que aumenta sua legibilidade. Ideais para materiais grandes/médios .
- Fontes sem serifa: As primeiras fontes sans-serif foram criadas em meados de 1800 inspiradas pelo movimento modernista. As fontes sem serifa foram criadas a fim de adaptar as fontes com serifa para materiais menores como no webdesign. Geralmente são associadas a modernidade e minimalismo. Ideal para títulos e webdesign.
- Fontes script: Também originadas na Roma antiga, as fontes manuscritas eram comumente utilizadas em documentos. A principal característica desse tipo é a continuidade entre as letras. Hoje em dia geralmente é chamada de letra cursiva. Pode ser dividida em duas categorias, escrita a mão, e script (fonte criada no computador inspirada pela escrita à mão). Ideais para títulos, assinaturas e logomarcas.
- Fontes decorativas: As fontes decorativas são fontes únicas e “desenhadas” para um objetivo específico. Geralmente são mais enfeitadas e podem ter elementos secundários como flores, animais etc. Ideais para logomarcas.
- Se você quiser transmitir ideias de tradição, autoridade e respeito, é interessante usar fontes serifadas.
- As fontes sem serifa transmitem noções de modernidade, são mais objetivas, joviais e minimalistas.
- As fontes cursivas ou script passam uma sensação mais humanitária, artesanal, de feminilidade, elegância e simpatia.
- Já as fontes decorativas são indicadas para marcas descontraídas, que desejam passar uma sensação mais informal e criativa para seu público.